Município associa-se à homenagem do Rotary e anuncia novidades na área dos resíduos

A RDUZ – Gestão Global de Resíduos, SA, na pessoa do seu Presidente do Conselho de Administração, Carlos Benta, foi distinguida pelo Rotary Club da Póvoa de Varzim com galardão “Profissional do Ano”.

Notícias

Póvoa de Varzim, 06.02.2018

O prémio foi entregue ontem à noite num jantar no Axis Vermar e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

E a propósito do âmbito da distinção, o autarca referiu-se também à sua função de Presidente do Conselho de Administração da Lipor que lhe dá “além da perspetiva local da problemática dos resíduos, também uma visão regional ou intermunicipal. E é claro que quem dirige uma empresa desta dimensão e desta relevância nacional e internacional tem de estar muito bem informado do que hoje se faz, nestas matérias, nas melhores estações de tratamento, na Europa e em todo o mundo desenvolvido”.

Neste sentido, Aires Pereira reconheceu que “a RDUZ, uma empresa poveira que se dedica à gestão global de resíduos, é uma empresa de excelência nos setores em que opera, e que são muitos”, acrescentando que “presta aos municípios e ao seu serviço intermunicipal (a LIPOR) uma colaboração inestimável e insubstituível, ou seja, é um parceiro dos municípios – e dá a esta parceria um cunho voluntário”.

O Presidente recordou que “a RDUZ nasceu da L.N.B. CAR, que inicialmente se dedicava à recolha de papel e plástico. Um projeto que adquiriu dimensão nacional pela perceção da necessidade de preservamos a saúde do planeta. O Sr. Carlos Benta viu, antes dos outros, esta oportunidade de negócio. É este o rasgo que define o empresário”.

O Presidente da Lipor aproveitou para anunciar duas novidades importantes para o nosso concelho. A primeira prende-se com “a construção do novo Ecocentro nos terrenos em que estava previsto ser o aterro da Lipor, em Laundos, e onde será também construída uma Estação de Transferência. As obras são da Lipor e começam dentro de dias”. A outra mais valia refere-se com o facto da “Lipor ter adquirido, ao longo dos anos, cerca de 60 hectares de terreno naquele sítio que agora vão ser colocados no mercado como loteamento industrial”, ou seja, “passará a haver, na Póvoa de Varzim, uma oferta para a colocação de novas empresas, para a criação de postos de trabalho e para a criação de riqueza num local estratégico do concelho”.

Aires Pereira fez questão de se referir à alteração do sistema de recolha na Póvoa de Varzim: “vamos passar a focalizar a nossa recolha na recolha porta-à-porta, ou seja, um convite a que as pessoas façam a separação dentro da sua residência para depois o Município recolher”. Deste modo, “quem contribuir para a reciclagem será ressarcido e terá um retorno em função daquilo que é a sua contribuição”. Este será o processo implementado em 2019 nos oito municípios da Lipor.

O edil revelou ainda que será introduzido “um 4º circuito de recolha só para resíduos orgânicos”, alertando para a importância destes resíduos para a produção de energia elétrica e também para a produção de um adubo biológico.

Veja a fotogaleria.